sábado, 11 de abril de 2009

Nova Teoria Sobre a Chuva

Folha de São Paulo - caderno de ciências - 10 de abril de 2009.

1 - Pesquisadores russos, dizem que a mata leva chuva do litoral ao interior - porque a transpiração das plantas reduz a pressão e move o ar úmido.
2 - Essa hipótese explica chuva farta no interior da Amazônia; a força da evaporação das árvores bombeia a umidade do mar para a floresta.
3 - Para os físicos russos, Anastassia Makarieva e Victor Gorshkov, do Instituto de Física de São Petersburgo, a força da evaporação é um dos principais motores da circulação atmosférica, vale dizer, que os ventos movem as chuvas - mecansimo apelidado de "bomba biótica".
4 - Há cientistas que discordam dessa teoria, e ficam com a teoria padrão, em que a força da bomba esta na diferença de temperatura provocados por diferenças na incidência e absorção de radiação solar, entre regiões.
5 - No esquema tradicional, ventos transportam massas de ar acima do oceano - onde são carregadas de umidade por evaporação, sob efeito do sol.
6 - De acordo com esse mecanismo tradicional, a quantidade de chuva deveria diminuir no interior do continente, à medida que a costa vai ficando mais longe.
7 - Porém, não é o que ocorre em muitas partes do mundo. Na Amazônia, por exemplo, em sua porção ocidental, chove tanto ou mais que no litoral.
8 - A teoria proposta por Anastassia e Victor, explica que a chuva vem da própria floresta. (por isso a expressão "bomba biótica", isto é, viva).
9 - Por meio da transpiração, as plantas liberam vapor de água na atmosfera. Conforme esse vapor sobe, encontra camadas de ar frio e se condensa em gotículas, formando nuvens.
10 - Na transição da forma gasosa para líquida, a água diminui de volume, deixando um vazio no ar, diminuindi sua pressão.
11 - Isso faz com que o ar mais abaixo, onde a pressão é relativamente mais alta, seja sugado para cima, arrastando com ele o ar mais úmido do oceano ou da própria floresta adjacente. É uma bomba de elevar vapor que produz chuva.
12 - Graças a vegetação, os 8 milhões de Km2 de floresta amazônica bombeiam a cada dia 20 trilhões de litros de água para a atmsofera.
(final das anotações)