domingo, 13 de setembro de 2009

Cerrado - Desmatamento supera o da amazônia

Texto original publicado no Jornal Folha de São Paulo de 11 de setembro de 2009 pág. A9

  1. - Cerrado: Estudo do Ministério do Meio Ambiente mostra que o bioma já perdeu 48,2% de sua vegetação.
  2. - A velocidade do desmatamento é maior que a da amzônia.
  3. - A diferença é registrada pelos satélites entre 2002 e 2008, e mostra que o desmatamento é proporcional a 12 vezes a cidade de São Paulo.
  4. - O Cerrado perdeu em média por ano 21.260 quilômetros quadrados de vegetação original, abrindo espaço para a plantação de grãos ou servindo à produção de carvão.
  5. - Medido em emissões de gás carbônico - um dos gases causadores do aquecimento global - , o impacto do desmatamento do Cerrado é equivalente ao da devastação da amazônia e supera as emissões da indústria brasileira e de todo o setor de transportes juntos: são 350 milhões de toneladas de carbono, por ano.
  6. - O Cerrado abriga metade do potencial hidrelétrico do país.
  7. - O cerrado tem cerca da metade da extensão do bioma amzônico.
  8. - O Cerrado já perdeu quase a metade (48,2%) de sua vegetação original. A maior parte da devastação ocorreu entre as décadas de 70 e 90, quando o bioma era visto como principal fronteira agrícola do país, sua ocupação foi estimulada pelo governo.
  9. - Em apenas 6 anos, o bioma perdeu o equivalente a metade do Estado de São Paulo de sua vegetação nativa.
  10. - Líder: O maranhão liderou o ranking dos Estados que mais desmataram entre 2002 e 2008, seguido por Mato Grosso, Minas gerais, Goiás e Bahia.
  11. - Legislação: só exige dos proprietários de terras no bioma a preservação de 20% da vegetação nativa. Na área do cerrado esse percentual sobe para 35%.
  12. - Solução: proposta pelo Ministério do Meio Ambiente é aumentar as áreas de proteção integral ou de uso sustentável, nas quais o desmatamento é proibido, dos atuais 7,5% para 10% do bioma.