quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mortalidade Infantil - 2007

Definição
Mortalidade infantil é definida como o número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida.

Indicador
Este índice é um indicador, isto é, revela uma série de características econômicas, sociais e sanitárias de uma região, Estado ou país.

Os Piores
Exemplos de Estados cujas estruturas apresentam graves deficiências, em consequências de guerras, gerenciamento político ineficiente ou catastrófes naturais, que os levam a apresentar taxas superiores a cem mortes por mil nascidos com vida. É o caso do Afeganistão com um índice de 165, Serra Leoa - 155, Angola - 116.

Idade Média
A mortalidade infantil desses países quase aproxima-se dos números estimados para a Idade Média, um período da humanidade em que vacinas e antibióticos não existiam.

Medidas Simples
Países que apresentam altos índices de mortalidade infantil, podem com medidas simples reverter esses números, como por exemplo oferecer água tratada e esgoto, campanhas de vacinação e incentivo ao aleitamento materno, de modo que atinjam grande parte da população.

Mortalidade Infantil – Brasil eo Mundo

Brasil
O Brasil reduziu drasticamente o índice de Mortalidade Infantil. De uma taxa de 46,9 mortes por cada mil nascidos, em 1996, chegou em 2007 com uma taxa de 19,33.

Mundo
A Islândia é o país que apresenta a melhores condições com uma taxa de 2 mortes
para cada mil nascidos. Japão ( 3 ), Itália ( 3 ), França ( 4 ), Canadá ( 5 ), cuba (5 ), Estados Unidos ( 7 ), Chile ( 8 ), Costa Rica ( 10 ), Rússia ( 13 ), Argentina( 15 ), China ( 19 ), Brasil (19 ), África do Sul ( 46 ), Índia ( 54 ). O Afeganistão (165 ), é o país em pior situação.

Texto Adaptado com finalidades pedagógicas

Fontes: Folha de São Paulo 16 de julho de 2009 - Hélio Schwartsman e articulistas